Resumo:
A presente dissertação faz uma análise da Sociologia como disciplina obrigatória nos currículos
escolares do Ensino Médio, considerando-se as reformas educacionais que ocorreram no Brasil
até os dias atuais. Os conceitos de Trabalho, Juventudes e Fotografia fazem parte da análise,
que tem como objeto de estudo o uso da Fotografia nas aulas de Sociologia no Ensino Médio.
Com uma abordagem qualitativa, para a obtenção dos dados, foi aplicado um questionário,
tendo como público-alvo estudantes do Ensino Médio de uma escola da Rede Estadual de Santa
Catarina e de um campus do Instituto Federal de Santa Catarina. Entre os resultados, observouse pouca utilização da Fotografia como recurso nas aulas de Sociologia, embora apareça nas
vozes dos estudantes uma aceitação no uso desse recurso. Como parte deste trabalho, foi
elaborada, como produto educacional integrante desta proposta, uma sequência didática,
utilizando a Fotografia no ensino do conceito de Trabalho nas aulas de Sociologia. O resultado
da sequência didática foi uma mostra fotográfica que evidenciou o protagonismo juvenil na
aprendizagem, numa perspectiva crítica, tal como deve se apresentar a Sociologia como
disciplina essencial na Educação Básica.