Repositório Institucional

EQUIDADE DE GÊNERO E EMPODERAMENTO FEMININO EM AMBIENTES CORPORATIVOS

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dc.contributor.advisor Silva, Marimar da
dc.contributor.author PEREIRA, LAILA CAROLINE
dc.date.accessioned 2021-12-01T12:32:04Z
dc.date.available 2021-12-01T12:32:04Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2384
dc.description.abstract Esta pesquisa buscou compreender como o tema equidade de gênero e empoderamento feminino tem sido incorporado ao cotidiano da mulher trabalhadora e reverberado em sua vida profissional, em uma empresa corporativa de Santa Catarina. Para tanto, foi realizado um estudo de caso de natureza aplicada, com as mulheres trabalhadoras dessa empresa. Os dados foram gerados por meio de diferentes instrumentos: documentos internos da empresa; questionário digital de ‘Levantamento de Perfil’ das participantes; Produto Educacional (que gerou atividades de aprendizagem; questionários de avaliação; transcrições de gravações em áudio e vídeo); e diário de campo da pesquisadora. A Análise de Conteúdo foi o método utilizado para a interpretação qualitativa dos dados. Por se tratar de um mestrado profissional, com foco no ensino em Educação Profissional e Tecnológica, foi elaborado e implementado um produto educacional, de tipologia sequência didática, composta por três oficinas temático-reflexivas sobre o tema “Equidade de Gênero e Empoderamento Feminino”. O objetivo do produto educacional foi contribuir na compreensão de como se dá a construção dos papéis desempenhados por mulheres em ambientes corporativos, permitindo às participantes a reflexão acerca do papel desempenhado por elas na empresa em que atuam e, a partir daí, fomentar o empoderamento feminino. Os resultados do estudo indicam que as mulheres trabalhadoras estão cientes de que as questões relacionadas ao tema deste estudo afetam o seu cotidiano profissional e são relevantes para compreender a dificuldade de acesso a oportunidades profissionais na empresa, sem, contudo, relacionar tais desigualdades às origens históricas ou culturais dos papéis de gênero. Ainda, o estudo mostrou que, embora percebam a importância do tema, ainda não existem ações coletivas efetivas das trabalhadoras para questionar a realidade desvelada pelo estudo. Ademais, apesar de presente de forma genérica em documentos oficiais da empresa, o tema da diversidade não é aplicado por meio de ações reais para fomentar equidade de gênero ou empoderamento feminino. Por fim, a implementação do produto educacional demonstrou que o desenho proposto para as oficinas criou um contexto propício para as trabalhadoras refletirem sobre a origem das situações de desigualdade de gênero no ambiente de trabalho e proporem ações para sua superação. A partir desta pesquisa, sugere-se, como possibilidades de aprofundamento dos estudos de gênero: estudo sobre o impacto do trabalho reprodutivo na vida profissional de mulheres trabalhadoras; análise sobre a participação masculina no trabalho doméstico/cuidado; investigação sobre a concepção da maternidade para trabalhadoras altamente qualificadas; análise sobre perfil de liderança feminina real versus ideal; estudo sobre a inclusão de mulheres negras no mundo corporativo, para citar alguns. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Empoderamento Feminino pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Trabalho pt_BR
dc.subject Educação Profissional pt_BR
dc.subject Empresa Corporativa pt_BR
dc.title EQUIDADE DE GÊNERO E EMPODERAMENTO FEMININO EM AMBIENTES CORPORATIVOS pt_BR
dc.title.alternative UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE SANTA CATARINA pt_BR
dc.type Dissertation pt_BR
local.institution.discipline MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM REDE NACIONAL (PROFEPT) pt_BR


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