Resumo:
Esta pesquisa buscou compreender como o tema equidade de gênero e
empoderamento feminino tem sido incorporado ao cotidiano da mulher trabalhadora e
reverberado em sua vida profissional, em uma empresa corporativa de Santa
Catarina. Para tanto, foi realizado um estudo de caso de natureza aplicada, com as
mulheres trabalhadoras dessa empresa. Os dados foram gerados por meio de
diferentes instrumentos: documentos internos da empresa; questionário digital de
‘Levantamento de Perfil’ das participantes; Produto Educacional (que gerou atividades
de aprendizagem; questionários de avaliação; transcrições de gravações em áudio e
vídeo); e diário de campo da pesquisadora. A Análise de Conteúdo foi o método
utilizado para a interpretação qualitativa dos dados. Por se tratar de um mestrado
profissional, com foco no ensino em Educação Profissional e Tecnológica, foi
elaborado e implementado um produto educacional, de tipologia sequência didática,
composta por três oficinas temático-reflexivas sobre o tema “Equidade de Gênero e
Empoderamento Feminino”. O objetivo do produto educacional foi contribuir na
compreensão de como se dá a construção dos papéis desempenhados por mulheres
em ambientes corporativos, permitindo às participantes a reflexão acerca do papel
desempenhado por elas na empresa em que atuam e, a partir daí, fomentar o
empoderamento feminino. Os resultados do estudo indicam que as mulheres
trabalhadoras estão cientes de que as questões relacionadas ao tema deste estudo
afetam o seu cotidiano profissional e são relevantes para compreender a dificuldade
de acesso a oportunidades profissionais na empresa, sem, contudo, relacionar tais
desigualdades às origens históricas ou culturais dos papéis de gênero. Ainda, o
estudo mostrou que, embora percebam a importância do tema, ainda não existem
ações coletivas efetivas das trabalhadoras para questionar a realidade desvelada pelo
estudo. Ademais, apesar de presente de forma genérica em documentos oficiais da
empresa, o tema da diversidade não é aplicado por meio de ações reais para fomentar
equidade de gênero ou empoderamento feminino. Por fim, a implementação do
produto educacional demonstrou que o desenho proposto para as oficinas criou um
contexto propício para as trabalhadoras refletirem sobre a origem das situações de
desigualdade de gênero no ambiente de trabalho e proporem ações para sua
superação. A partir desta pesquisa, sugere-se, como possibilidades de
aprofundamento dos estudos de gênero: estudo sobre o impacto do trabalho
reprodutivo na vida profissional de mulheres trabalhadoras; análise sobre a
participação masculina no trabalho doméstico/cuidado; investigação sobre a
concepção da maternidade para trabalhadoras altamente qualificadas; análise sobre
perfil de liderança feminina real versus ideal; estudo sobre a inclusão de mulheres
negras no mundo corporativo, para citar alguns.