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A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E OS PROCESSOS EDUCATIVOS NÃO-FORMAIS EM AMBIENTES ORGANIZACIONAIS PÚBLICOS

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dc.contributor.advisor Wollinger, Paulo Roberto
dc.contributor.author TEIXEIRA, PATRICK BARCELOS
dc.date.accessioned 2021-12-01T14:06:10Z
dc.date.available 2021-12-01T14:06:10Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2385
dc.description.abstract Este trabalho tem por objetivo principal analisar e verificar como se dá a educação profissional e a qualificação para o trabalho no âmbito do Ministério Público de Contas do Estado de Santa Catarina. Buscou-se identificar a existência de processos educativos mais formalizados e de formação continuada, sejam eles deflagrados pela própria organização ou por meio de outros órgãos promotores, no entanto foi dado enfoque e foi destinada especial atenção à aprendizagem no e pelo trabalho e aos processos educativos não-formais, no sentido de buscar seu reconhecimento, valorização, fomento e, eventualmente, sua certificação. Em relação aos procedimentos metodológicos a presente pesquisa classifica-se como de natureza aplicada, quanto ao método, como hipotético-dedutiva e monográfica, sendo que acerca da modalidade foi adotado o estudo de caso, com traços da pesquisa de campo e da pesquisa documental. Com relação aos instrumentos de pesquisa, foram utilizadas a observação direta intensiva e a observação direta extensiva, destacando-se a aplicação de enquetes e questionários, em sua grande maioria escritos e fechados, bem como da execução e realização de entrevistas. O referencial teórico contempla conceituações e abordagens em temáticas consideradas basilares para o assunto tratado, tais como o trabalho (saber trabalhar e aprender a trabalhar), a técnica, a proximidade com o mundo do trabalho, a educação não-formal ou assistemática, as pedagogias da prática e o currículo do local de trabalho, a aprendizagem no e pelo trabalho, a andragogia, as comunidades de prática, entre outros conceitos. Com relação ao artefato educacional, desenvolveu-se um guia de estratégias de qualificação para o trabalho no âmbito do MPC/SC que foi denominado/intitulado de “Guia de Estratégias e Práticas de Qualificação para o Trabalho para o Ministério Público de Contas de Santa Catarina”, onde se encontram apresentadas dez ações e atividades que podem vir a ser aplicadas, desenvolvidas e implementadas no âmbito da organização, com vistas ao aprimoramento constante e permanente do processo de educação profissional e de qualificação técnica para o trabalho dos servidores do MPC/SC. Por derradeiro, além dos resultados oriundos da aplicação dos formulários e entrevistas, que propiciaram a obtenção de um verdadeiro perfil da qualificação para o trabalho na organização, bem como das perspectivas presentes e futuras para a seara, é mister destacar e ressaltar que o produto/recurso educacional confeccionado foi apresentado formalmente à Procuradoria-Geral do MPC/SC, que demonstrou grande interesse no trabalho e deu ampla divulgação (interna e externa) à entrega do documento, conforme se verá em capítulo próprio deste trabalho. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Qualificação para o Trabalho pt_BR
dc.subject Aprendizagem no e pelo trabalho pt_BR
dc.subject Guia de Estratégias e Práticas pt_BR
dc.subject MPC/SC pt_BR
dc.title A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E OS PROCESSOS EDUCATIVOS NÃO-FORMAIS EM AMBIENTES ORGANIZACIONAIS PÚBLICOS pt_BR
dc.title.alternative UM ESTUDO DE CASO NO ÂMBITO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA pt_BR
dc.type Dissertation pt_BR
local.institution.discipline MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM REDE NACIONAL (PROFEPT) pt_BR


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