Resumo:
Este trabalho tem por objetivo principal analisar e verificar como se dá a educação
profissional e a qualificação para o trabalho no âmbito do Ministério Público de Contas do
Estado de Santa Catarina. Buscou-se identificar a existência de processos educativos mais
formalizados e de formação continuada, sejam eles deflagrados pela própria organização ou
por meio de outros órgãos promotores, no entanto foi dado enfoque e foi destinada especial
atenção à aprendizagem no e pelo trabalho e aos processos educativos não-formais, no sentido
de buscar seu reconhecimento, valorização, fomento e, eventualmente, sua certificação. Em
relação aos procedimentos metodológicos a presente pesquisa classifica-se como de natureza
aplicada, quanto ao método, como hipotético-dedutiva e monográfica, sendo que acerca da
modalidade foi adotado o estudo de caso, com traços da pesquisa de campo e da pesquisa
documental. Com relação aos instrumentos de pesquisa, foram utilizadas a observação direta
intensiva e a observação direta extensiva, destacando-se a aplicação de enquetes e
questionários, em sua grande maioria escritos e fechados, bem como da execução e realização
de entrevistas. O referencial teórico contempla conceituações e abordagens em temáticas
consideradas basilares para o assunto tratado, tais como o trabalho (saber trabalhar e aprender
a trabalhar), a técnica, a proximidade com o mundo do trabalho, a educação não-formal ou
assistemática, as pedagogias da prática e o currículo do local de trabalho, a aprendizagem no e
pelo trabalho, a andragogia, as comunidades de prática, entre outros conceitos. Com relação
ao artefato educacional, desenvolveu-se um guia de estratégias de qualificação para o trabalho
no âmbito do MPC/SC que foi denominado/intitulado de “Guia de Estratégias e Práticas de
Qualificação para o Trabalho para o Ministério Público de Contas de Santa Catarina”, onde se
encontram apresentadas dez ações e atividades que podem vir a ser aplicadas, desenvolvidas e
implementadas no âmbito da organização, com vistas ao aprimoramento constante e
permanente do processo de educação profissional e de qualificação técnica para o trabalho dos
servidores do MPC/SC. Por derradeiro, além dos resultados oriundos da aplicação dos
formulários e entrevistas, que propiciaram a obtenção de um verdadeiro perfil da qualificação
para o trabalho na organização, bem como das perspectivas presentes e futuras para a seara, é
mister destacar e ressaltar que o produto/recurso educacional confeccionado foi apresentado
formalmente à Procuradoria-Geral do MPC/SC, que demonstrou grande interesse no trabalho
e deu ampla divulgação (interna e externa) à entrega do documento, conforme se verá em
capítulo próprio deste trabalho.