Resumo:
Transitamos para uma sociedade da informação mais integrada a cada
avanço tecnológico. Esse fato afeta diretamente o processo de aprendizagem e o
ambiente de ensino, criando uma oportunidade para o educador ambiental contribuir
na construção de novos conhecimentos, baseados nas perspectivas da ecologia
integral. Nesse sentido, este trabalho objetiva levantar dados e identificar pontos
favoráveis no uso das tecnologias audiovisuais e mídias na educação ambiental por
parte dos educadores e alunos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica
que embasou a pesquisa qualitativa. O instrumento utilizado foi uma animação
audiovisual, aplicado a seis turmas do ensino médio do Instituto federal de Santa
Catarina Câmpus Garopaba. Em seguida, os estudantes responderam uma
entrevista através de um questionário online. Como resultado, observou-se
aceitação e familiaridade dos respondentes com este tipo de recurso. Também foi
possível constatar que artifícios dessa natureza geram sensibilização e reflexão,
além de permitirem melhor visualização dos conceitos apresentados. Portanto, os
recursos audiovisuais são instrumentos que permitem a participação dos alunos na
construção e reconstrução dos conhecimentos e podem ser utilizados pelo educador
ambiental para impulsionar atitudes sustentáveis.