Resumo:
O presente trabalho expõe o desenvolvimento de um plano de negócios para uma
marca de produtos alimentícios artesanais, localizada na cidade de Caçador, Santa
Catarina. A configuração da marca diante do mercado atualmente é informal, assim o
objetivo principal da pesquisa é contribuir para a legalização da marca aos formatos
jurídicos de negócio, fazendo uma análise de viabilidade econômico-financeira e do
posicionamento presente do negócio no mercado regional.
Para a realização do
estudo primeiramente buscou-se por embasamento teórico, com o intuito de adquirir
através de bibliografias já publicadas os conceitos básicos de empreendedorismo,
delivery, trabalho informal e plano de negócios, a fim de estruturar a pesquisa. Após
a análise teórica, foram aplicadas algumas ferramentas e técnicas para a obtenção
de
dados.
As
informações
adquiridas,
posteriormente
foram
utilizadas
como
sustentação para a análise dos resultados bem como para as sugestões de
melhorias. Também foi realizada a análise de mercado, fornecedores, concorrentes e
o perfil dos consumidores da marca. Ao final da pesquisa obteve-se um resultado
favorável, onde o negócio mostrou-se viável e competitivo, logo, sua legalização irá
contribuir para sua expansão e facilitará investimentos.