Resumo:
No cenário estabelecido pela pandemia do COVID-19, a filosofia Lean Healthcare tem
se mostrado uma forte agente de propagação do pensamento enxuto para a
otimização de processos e na prestação dos serviços em saúde. Este trabalho tem
como objetivo
otimizar
um
Centro
de Atendimento
de
pacientes
suspeitos
e
positivados para COVID-19 com o uso da aplicação os conceitos e ferramentas do
lean healthcare nos processos de funcionamento e é voltado para a identificação das
oportunidades de melhorias e suas implementações. A metodologia aplicada para o
seu desenvolvimento é baseada em uma etapa inicial que consiste em uma pesquisa-
ação envolvendo todos os colaboradores para a reestruturação do processo e está
voltada para a melhoria do fluxo de atendimento e adição de valor ao serviço com as
novas implementações e posteriormente, sua segunda etapa consiste em um estudo
de caso que se aprofunda no processo de classificação de risco com o objetivo de
analisar as atividades que agregam valor ao processo, as atividades que não agregam
valor e as não agregam mas se fazem necessárias. Com as aplicações, foi possível
obter aproveitamento no espaço físico que otimizou o fluxo de pacientes através de
reuniões kaizen, reorganizar e adicionar processos com o auxílio da visualização com
de fluxograma e realizar o mapeamento de fluxo de valor que constatou o potencial
de otimização do processo em 31% a partir da extinção dos desperdícios oriundos
das atividades que não agregam valor.