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O presente artigo, de caráter quali-quantitativo, consiste em investigar as contribuições da
comunicação não-violenta na prática docente, com base na proposta por Marshall Rosenberg (2006). As violências são situações presentes nas escolas que prejudicam a todos os envolvidos e, a partir da prática docente, é possível agir para melhorar as relaçõese tornar o espaço educativo em um ambiente de respeito e empatia. Esse ambiente pode ser desenvolvido através de uma educação para a paz utilizando-se a comunicação não-violenta. A discussão fundamenta-se em pesquisas bibliográficas, entrevista comespecialista da área e a aplicação de um questionário online com docentes e futuros docentes da Grande Florianópolis, na qual identificou-se que a comunicação não-violenta contribui para que o docente consiga agir de forma mais empática e compassiva, entretanto, segundo os resultados obtidos nessa investigação, a maioria dos docentes não possui conhecimento ou quando possui é superficial sobre a comunicação não-violenta. Concluímos que é importante repensar a formação docente, incluindo esse tema nos componentes curriculares dos cursos de Licenciatura, em especial dos cursos de Pedagogia. |
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