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O livro didático é considerado uma ferramenta de apoio importante ao trabalho do professor em sala de aula. É dever editorial e principalmente da equipe de coordenação do Ministério da Educação aprovar coleções que venham contribuir para o crescimento intelectual de qualquer que seja o aluno. Nesse sentido, esta pesquisa tem por objetivo investigar livros didáticos a fim de analisar as propostas pedagógicas para alunos surdos na disciplina de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. O percurso metodológico parte de uma abordagem qualitativa utilizando o método descritivo e exploratório de cunho bibliográfico e documental. Portanto, análises bibliográficas foram realizadas demonstrando interesses pautados na reestruturação dos livros didáticos, a fim de que o aluno surdo tenha sua língua e cultura respeitadas na produção desse material didático. Para tanto, duas obras foram analisadas, a saber: o livro Novo Bem-me-Quer, da Editora do Brasil (2017) e o livro A Conquista da Matemática (2018), da editora FTD. O suporte teórico para as análises e discussões dos dados está pautado em Cruz (2019), Teixeira (2019), Alberton e Thoma (2015), Rodrigues e Geller (2014), entre outros. Foi possível observar por meio dessa revisão que os livros didáticos são pensados integralmente para alunos ouvintes; sobretudo a linguagem matemática não é apropriada para garantir que o aluno surdo adquira aprendizagem, portanto, faz-se necessário repensar as propostas presentes nos livros didáticos. Dessa forma, o resultado desta pesquisa considera que o aluno surdo é um indivíduo de direitos que precisam ser respeitados na sua totalidade, e o livro didático maximiza os caminhos de aprendizagem para esses sujeitos respeitando a língua, a cultura e seu espaço enquanto cidadão. |
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