dc.description.abstract |
O presente artigo tem como objetivo investigar os possíveis impactos do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em crianças com o diagnóstico durante o processo de alfabetização das crianças no Ensino Fundamental. O trabalho tem natureza qualitativa, tratando-se de uma pesquisa bibliográfica exploratória, que utilizou como corpus artigos publicados em periódicos e livros relacionados à temática, sem período temporal específico. Como base teórica, o texto se apoia em Vygotsky (2001), Soares (2003), Silva (2014) e Alvares e Murad (2020). Os dados apresentados permitiram compreender que a criança com diagnóstico de TDAH pode vir a apresentar dificuldades no processo de escolarização e no processo de alfabetização, de modo mais específico. Como conclusão, destacamos que o diagnóstico de TDAH traz desafios para a escolarização, porém não designa déficit intelectual que impeça o processo de alfabetização e a aprendizagem. Entretanto, uma vez que os sintomas e comorbidades ocasionados pelo transtorno acarretam impactos que podem dificultar esta fase escolar, é relevante que os profissionais envolvidos acionem e desenvolvam estratégias pedagógicas de modo a contornar esses desafios. |
pt_BR |