dc.contributor.advisor |
Voos, Ivani Cristina |
|
dc.contributor.author |
Tiepo, Mariana Zaninelli Cordeiro |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-16T14:32:19Z |
|
dc.date.available |
2022-05-16T14:32:19Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2506 |
|
dc.description |
Resumo em Libras disponível: https://youtu.be/AjfqEsMe9Ig |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta como objetivo geral analisar, comparativamente, os documentos intitulados Política Nacional de Educação Especial na perspectiva inclusiva (BRASIL, 2008) e Política de Educação Especial: equitativa, inclusiva e com aprendizado ao longo da vida (BRASIL, 2020), de modo a sinalizar possíveis impactos na escolarização de estudantes com deficiência no país. Os documentos supracitados foram o corpus principal. Trata-se de pesquisa qualitativa que teve como instrumento princípios da análise documental. Feito isso, é possível inferir, mesmo de modo pormenorizado, que a análise apresenta vários aspectos de convergência entre os documentos, assim como, alguns pontos de aproximação. Entre os aspectos que chamam a atenção na Política publicada no ano de 2020 estão as mudanças expressivas na escolarização de estudantes do público-alvo da Educação Especial, que parecem remeter ao modelo médico, no qual a medicina prevalece. É também reconhecida a presença de alguns desses aspectos na Política de 2008, embora esta tenha dado maior ênfase à defesa dos direitos humanos. Por fim, mas sem a intenção de esgotar o assunto que ainda carece de muitos entendimentos e esclarecimentos no país, sinalizamos a necessidade de mais pesquisas que tragam clareza sobre o tema e proporcionem o debate construtivo de ideias |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas Nacionais de Educação Especial |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Especial na perspectiva inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Especial equitativa, inclusiva e com aprendizado ao longo da vida |
pt_BR |
dc.subject |
Análise Documental |
pt_BR |
dc.title |
Políticas Nacionais de Educação Especial no Brasil |
pt_BR |
dc.title.alternative |
uma análise sobre os documentos de 2008 e 2020 |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Curso Superior de Pedagogia Bilíngue (Libras - Português) |
pt_BR |
local.institution.campus |
Câmpus Palhoça Bilíngue |
pt_BR |