Repositório Institucional

Políticas Nacionais de Educação Especial no Brasil

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Voos, Ivani Cristina
dc.contributor.author Tiepo, Mariana Zaninelli Cordeiro
dc.date.accessioned 2022-05-16T14:32:19Z
dc.date.available 2022-05-16T14:32:19Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2506
dc.description Resumo em Libras disponível: https://youtu.be/AjfqEsMe9Ig pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho apresenta como objetivo geral analisar, comparativamente, os documentos intitulados Política Nacional de Educação Especial na perspectiva inclusiva (BRASIL, 2008) e Política de Educação Especial: equitativa, inclusiva e com aprendizado ao longo da vida (BRASIL, 2020), de modo a sinalizar possíveis impactos na escolarização de estudantes com deficiência no país. Os documentos supracitados foram o corpus principal. Trata-se de pesquisa qualitativa que teve como instrumento princípios da análise documental. Feito isso, é possível inferir, mesmo de modo pormenorizado, que a análise apresenta vários aspectos de convergência entre os documentos, assim como, alguns pontos de aproximação. Entre os aspectos que chamam a atenção na Política publicada no ano de 2020 estão as mudanças expressivas na escolarização de estudantes do público-alvo da Educação Especial, que parecem remeter ao modelo médico, no qual a medicina prevalece. É também reconhecida a presença de alguns desses aspectos na Política de 2008, embora esta tenha dado maior ênfase à defesa dos direitos humanos. Por fim, mas sem a intenção de esgotar o assunto que ainda carece de muitos entendimentos e esclarecimentos no país, sinalizamos a necessidade de mais pesquisas que tragam clareza sobre o tema e proporcionem o debate construtivo de ideias pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Políticas Nacionais de Educação Especial pt_BR
dc.subject Educação Especial na perspectiva inclusiva pt_BR
dc.subject Educação Especial equitativa, inclusiva e com aprendizado ao longo da vida pt_BR
dc.subject Análise Documental pt_BR
dc.title Políticas Nacionais de Educação Especial no Brasil pt_BR
dc.title.alternative uma análise sobre os documentos de 2008 e 2020 pt_BR
dc.type Article pt_BR
local.institution.discipline Curso Superior de Pedagogia Bilíngue (Libras - Português) pt_BR
local.institution.campus Câmpus Palhoça Bilíngue pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta