Repositório Institucional

A BNCC e a alfabetização de crianças surdas

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Neves, Bruna Crescêncio
dc.contributor.author Pereira, Kamila Figueiredo
dc.date.accessioned 2022-05-17T11:35:31Z
dc.date.available 2022-05-17T11:35:31Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2507
dc.description Resumo em Libras disponível: https://youtu.be/zJlWUriFiPw pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo analisar as orientações da Base Nacional Comum Curricular acerca do processo de alfabetização e suas implicações na educação das crianças surdas, além de apresentar as especificidades linguísticas dos indivíduos surdos e realizar um levantamento bibliográfico das práticas de alfabetização de crianças surdas. A fundamentação teórica traz discussões sobre o processo de alfabetização das crianças surdas e a importância da língua de sinais para o aprendizado da segunda língua, além de uma contextualização da criação da BNCC e da sua organização como documento norteador. A pesquisa teve como base alguns autores, entre eles: Fernandes (2006), Soares (2004), Quadros (2004; 2011 e 2018) e Peixoto (2006). Trata-se de um estudo exploratório descritivo, de cunho bibliográfico e documental. Os resultados encontrados a partir da análise demonstram que a BNCC não contempla a alfabetização das crianças surdas, ou seja, não traz distinções das diferenças inerentes ao aprendizado da escrita pela criança surda. Pelo contrário, o documento preconiza o uso da oralidade como prática cotidiana e também como base para a alfabetização. Diante disso, a presente pesquisa problematiza as orientações previstas e aponta possibilidades a partir do embasamento apresentado sobre a alfabetização de crianças surdas. De modo geral, a análise traz a língua de sinais como o ponto de partida para as práticas que exploram a oralidade. No entanto, percebe-se que mesmo assim, faz-se necessário a criação de documentos norteadores específicos para o processo de alfabetização de crianças surdas. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject BNCC pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Surdos pt_BR
dc.subject Libras pt_BR
dc.subject Português pt_BR
dc.title A BNCC e a alfabetização de crianças surdas pt_BR
dc.title.alternative quais os caminhos possíveis? pt_BR
dc.type Article pt_BR
local.institution.discipline Curso Superior de Pedagogia Bilíngue (Libras - Português) pt_BR
local.institution.campus Câmpus Palhoça Bilíngue pt_BR
local.institution IFSC pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta