Repositório Institucional

O brincar e a ludicidade como fundamentos pedagógicos na educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Casali, Débora
dc.contributor.author Chaves, Indionara Silva
dc.date.accessioned 2022-05-17T18:18:50Z
dc.date.available 2022-05-17T18:18:50Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2513
dc.description Resumo em Libras disponível:https://youtu.be/S1Vcx7FiIfk pt_BR
dc.description.abstract O lúdico faz parte do universo infantil. Pela necessidade intrínseca do brincar, a criança pode enfrentar os obstáculos, crescer e se desenvolver, de maneira a atingir suas expectativas enquanto sujeito descobridor do mundo. Isto posto, o presente artigo tem por objetivo geral foi pesquisar a importância do brincar e da ludicidade como fundamentos pedagógicos na educação infantil, além de compreender como o brincar está presente na educação da criança. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica, dando ênfase no brincar e na ludicidade na educação infantil. Como referencial teórico, pautou-se em autores como Kishimoto (2017), Carvalho et al. (2003), Kramer (1994), Vygotsky (1987) e Piaget (1982), Wallon (1992). Conclui-se que, ao brincar, a criança comunica-se com o mundo e consigo mesma, estabelecendo relações sociais e elaborando conhecimentos que abrem caminhos para outras aprendizagens, favorecendo seu desenvolvimento integral por meio da ludicidade. Compreende-se, assim, que a brincadeira é uma ferramenta pedagógica de suma importância na educação infantil, a fim de que a criança assimile conceitos essenciais para a construção de conhecimentos no processo de aprendizagem. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Brincadeira pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.title O brincar e a ludicidade como fundamentos pedagógicos na educação infantil pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Curso Superior de Pedagogia Bilíngue (Libras - Português) pt_BR
local.institution.campus Câmpus Palhoça Bilíngue pt_BR
local.institution IFSC pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta