dc.description.abstract |
O lúdico faz parte do universo infantil. Pela necessidade intrínseca do brincar, a criança pode enfrentar os obstáculos, crescer e se desenvolver, de maneira a atingir suas expectativas enquanto sujeito descobridor do mundo. Isto posto, o presente artigo tem por
objetivo geral foi pesquisar a importância do brincar e da ludicidade como fundamentos pedagógicos na educação infantil, além de compreender como o brincar está presente na educação da criança. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica, dando ênfase no brincar e na ludicidade na educação infantil. Como referencial teórico, pautou-se em autores como Kishimoto (2017), Carvalho et al. (2003), Kramer (1994), Vygotsky (1987) e Piaget (1982), Wallon (1992). Conclui-se que, ao brincar, a criança comunica-se com o mundo e consigo mesma, estabelecendo relações sociais e elaborando conhecimentos que abrem caminhos
para outras aprendizagens, favorecendo seu desenvolvimento integral por meio da ludicidade. Compreende-se, assim, que a brincadeira é uma ferramenta pedagógica de suma importância na educação infantil, a fim de que a criança assimile conceitos essenciais para a construção de conhecimentos no processo de aprendizagem. |
pt_BR |