Resumo:
A essência do marketing está na observação do mercado para gerar valor e oferecer às pessoas produtos e serviços que satisfaçam suas necessidades e desejos. Para seguir seus avanços, esta ciência bebe na fonte de outras áreas como a psicologia e a economia. Seguindo a premissa da economia comportamental, este estudo tem como objetivo possibilitar uma melhor compreensão da associação dos fatores socioeconômicos: renda, idade e gênero com a propensão ao efeito ancoragem, analisando como caso a tomada de decisão do público-alvo de planos de assinatura de uma startup de um parque tecnológico em Lages-SC. Envolveu um caso de uma oferta real, de uma startup que comercializa de forma online planos de assinaturas de box de cervejas artesanais, através da aplicação de um questionário no formato online, considerando a relevância dos três principais aspectos explorados no marketing digital para formular os preços nas ofertas das campanhas de marketing: gênero, idade e renda. Para análise dos dados foi utilizado o teste de referência cruzada Qui-quadrado, e o nível de significância adotado foi de p ≤ 0,05. Seus resultados não identificaram relevância estatística com relação às variáveis socioeconômicas e ancoragem de preço. Apesar de não existir associação significativa entre as variáveis estudadas, a suscetibilidade à técnica de ancoragem pode estar relacionada à renda, idade e até mesmo maior conhecimento sobre as características do produto.