dc.contributor.advisor |
Hillesheim, Giovana Bianca Darolt |
|
dc.contributor.author |
Lorenzetti, Marilice |
|
dc.date.accessioned |
2022-08-17T13:09:56Z |
|
dc.date.available |
2022-08-17T13:09:56Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2585 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho teve como objetivo analisar em que medida metodologias
lúdicas pautadas no fazer criativo impactam no desenvolvimento da visualidade na
infância, bem como investigar de que maneira acontece o processo de sensibilização do olhar diante de atividades escolares não presenciais. A investigação baseou-se na
pesquisa desenvolvida por Moura em 2018, adaptando uma das propostas de ensino para o formato não presencial em uma turma de pré-escolar II na Escola Núcleo Deolindo Zílio, município de Seara – SC. No decorrer da pesquisa foi possível refletir sobre as particularidades no uso de recursos digitais e analógicos durante as atividades escolares não presenciais. A partir do desenvolvimento destas atividades observou-se ser possível e enriquecedor manter uma condução lúdica nas propostas pedagógicas realizadas remotamente. Quanto ao processo de aprimoramento da capacidade estética visual, observou-se ser imprescindível uma mediação atenta entre a criança e as novas imagens. A sensibilização do olhar apresentou indícios de estar prejudicada pela repetição de imagens e pelo uso reincidente de telas de smartphones. |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento estético. Visualidade. Educação infantil. Ludicidade. |
pt_BR |
dc.title |
Desenvolvimento da Visualidade: Novos Olhares sobre o Processo de Aprimoramento da Capacidade Estética Visual |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Especialização em Concepções Multidisciplinares de Leitura |
pt_BR |
local.institution.campus |
Xanxerê |
pt_BR |
local.institution |
IFSC |
pt_BR |