Repositório Institucional

Desenvolvimento da Visualidade: Novos Olhares sobre o Processo de Aprimoramento da Capacidade Estética Visual

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Hillesheim, Giovana Bianca Darolt
dc.contributor.author Lorenzetti, Marilice
dc.date.accessioned 2022-08-17T13:09:56Z
dc.date.available 2022-08-17T13:09:56Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2585
dc.description.abstract O presente trabalho teve como objetivo analisar em que medida metodologias lúdicas pautadas no fazer criativo impactam no desenvolvimento da visualidade na infância, bem como investigar de que maneira acontece o processo de sensibilização do olhar diante de atividades escolares não presenciais. A investigação baseou-se na pesquisa desenvolvida por Moura em 2018, adaptando uma das propostas de ensino para o formato não presencial em uma turma de pré-escolar II na Escola Núcleo Deolindo Zílio, município de Seara – SC. No decorrer da pesquisa foi possível refletir sobre as particularidades no uso de recursos digitais e analógicos durante as atividades escolares não presenciais. A partir do desenvolvimento destas atividades observou-se ser possível e enriquecedor manter uma condução lúdica nas propostas pedagógicas realizadas remotamente. Quanto ao processo de aprimoramento da capacidade estética visual, observou-se ser imprescindível uma mediação atenta entre a criança e as novas imagens. A sensibilização do olhar apresentou indícios de estar prejudicada pela repetição de imagens e pelo uso reincidente de telas de smartphones. pt_BR
dc.subject Desenvolvimento estético. Visualidade. Educação infantil. Ludicidade. pt_BR
dc.title Desenvolvimento da Visualidade: Novos Olhares sobre o Processo de Aprimoramento da Capacidade Estética Visual pt_BR
dc.type Article pt_BR
local.institution.discipline Especialização em Concepções Multidisciplinares de Leitura pt_BR
local.institution.campus Xanxerê pt_BR
local.institution IFSC pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta