Resumo:
O presente trabalho teve como objetivo analisar em que medida metodologias
lúdicas pautadas no fazer criativo impactam no desenvolvimento da visualidade na
infância, bem como investigar de que maneira acontece o processo de sensibilização do olhar diante de atividades escolares não presenciais. A investigação baseou-se na
pesquisa desenvolvida por Moura em 2018, adaptando uma das propostas de ensino para o formato não presencial em uma turma de pré-escolar II na Escola Núcleo Deolindo Zílio, município de Seara – SC. No decorrer da pesquisa foi possível refletir sobre as particularidades no uso de recursos digitais e analógicos durante as atividades escolares não presenciais. A partir do desenvolvimento destas atividades observou-se ser possível e enriquecedor manter uma condução lúdica nas propostas pedagógicas realizadas remotamente. Quanto ao processo de aprimoramento da capacidade estética visual, observou-se ser imprescindível uma mediação atenta entre a criança e as novas imagens. A sensibilização do olhar apresentou indícios de estar prejudicada pela repetição de imagens e pelo uso reincidente de telas de smartphones.