Resumo:
Com o avanço da tecnologia e o crescente uso de Food Delivery Apps em todo lugar, inclusive em
destinos turísticos, a experiência do turista vem sendo moldada com o passar dos anos. Os Food Delivery Apps
crescem relevantemente devido suas estratégias, agilidade e custo-benefício, onde proporcionam uma maior
facilidade de conhecer restaurantes ou realizar um pedido sem sair do meio de hospedagem, hipoteticamente
substituindo a ida ao restaurante. Esse estudo teve o objetivo de analisar de que forma os Food Delivery Apps
afetam a oferta de alimentação em destinos turísticos, se afetam positivamente ou negativamente em paralelo aos
estabelecimentos locais, e se o crescimento de Food Delivery Apps tem relação com a pandemia da COVID-19.
Para isso, criou-se um instrumento de pesquisa estabelecido por perguntas objetivas, tendo sua aplicação para
turistas e como perspectiva a condição e motivação do uso de Food Delivery Apps e a ida até o restaurante no
destino turístico. A pesquisa é quali-quantitativa com amostra de 258 voluntários, utilizando-se uma análise
descritiva simples com cruzamento de informações. Dentre os resultados, usou-se o sistema SPSS para tabular as
respostas e cruzar os principais tópicos, que resultaram em sua maioria em variáveis subjetivas que afirmam a
complementaridade dos Food Delivery Apps sobre a oferta de alimentação em destinos turísticos, e também que o
IFood é o Food Delivery App mais utilizado em destinos turísticos.