Resumo:
Aços inoxidáveis são basicamente ligas de Fe-Cr que apresentam
elevada resistência à corrosão e ao calor. Adições de outros elementos
de liga, além do processamento térmico, conferem propriedades para
aplicações específicas, como no caso dos aços austeníticos. A seleção do
material para determinado componente requer análise não só do
ambiente em que este será aplicado, como também das etapas do
processo de fabricação. Alguns eixos de motores elétricos são
produzidos em duas partes: a interna ao motor em aço-carbono, para que
ocorra magnetização e opere adequadamente, e a externa ao motor em
aço inoxidável, a qual ficará exposta ao ambiente. As partes são unidas
utilizando-se soldagem por atrito e posteriormente usinadas. O aço
inoxidável austenítico 316 é muito utilizado em ambientes marinhos ou
em altas temperaturas. Porém, quando exposto a temperaturas entre
400°C e 900°C pode sofrer sensitização de carbonetos de cromo. Para
contornar esta situação, recomenda-se a substituição por aço inoxidável
austenítico com baixo teor de C (classe L). O aço inoxidável pode ser
contaminado por C, como por exemplo, durante a usinagem, formando
carbonetos de cromo e diminuindo a passividade do aço inoxidável.
Neste trabalho foram comparados e analisados o efeito da usinagem em
dois tipos de juntas dissimilares: aço-carbono com aço inoxidável
austenítico 316 e aço-carbono com aço inoxidável austenítico 316L. As
juntas foram soldadas por atrito e, posteriormente, a parte de aço
inoxidável foi usinada. Um grupo contendo os dois tipos de juntas foi
usinado com ferramenta nova e outro com ferramenta já utilizada na
usinagem de aço-carbono. Os testes realizados foram o ensaio de névoa
salina por 504h, simulando ambientes marinhos e ensaio eletroquímico
para a verificação da corrosão intergranular. Foi mensurada a dureza em
pontos diferentes no material para verificação da difusão do C devido à
soldagem. Os resultados indicam que não ocorreu corrosão
intergranular, nem difusão de C no aço inoxidável e notou-se um
aumento da quantidade de pites.