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A produção e o consumo de bebidas alcoólicas são considerados uma prática pré-
histórica. Há evidências da sua utilização em celebrações, ritos ou meros encontros. Em decorrência da alta competitividade, o mercado de bebidas tem buscado se diferenciar com novos produtos e faixas de preços, investindo em lançamentos de novos itens com uma maior frequência. Os coquetéis são definidos como misturas ou combinações de ingredientes, sendo compostos por pelo menos três elementos: a base, o agente modificador e o agente especial. Os coquetéis em lata continuam sendo uma das categorias mais ascendentes entre as bebidas alcoólicas, e sua tendência de crescimento não mostra sinais de desaceleração. O objetivo deste trabalho foi avaliar o perfil de potenciais consumidores de coquetéis enlatados, bem como suas preferências e expectativas sensoriais, empregando-se matérias-primas de maior
valor nutricional e potencial bioativo como etapa preliminar para desenvolvimento de um
novo produto. Para a realização desta pesquisa foi de abordagem quantitativa a partir da aplicação de um questionário estruturado não-disfarçado, através do Google Forms,
respondido pelos participantes de forma voluntária e anônima, sendo direcionado para
consumidores maiores de 18 anos. Esta pesquisa foi ao encontro dos recentes dados que apontam uma maior preocupação e intenção de consumo, em produtos mais saudáveis. Aspectos como sabor e aroma foram citados como os mais importantes na seleção. A preferência por vodka e gin como base de drinks, destilados com aracterísticas menos marcantes, acabam destacando os demais insumos da bebida, principalmente frutas e infusões. |
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