Resumo:
A busca pela garantia de qualidade em seus processos e produto final por parte das
organizações, tem se tornado cada vez mais constante, já que o mercado se torna
mais competitivo com o passar do tempo. Mas, contudo, é necessário que a empresa
apresente um diferencial para o seu mercado atuante. É com esse intuito, que existem
as normas certificadoras, para que forneçam às organizações o selo de qualidade de
seus produtos, como é o caso da ISO 9001:2015. O que poucas empresas promovem,
é o engajamento de uma de suas partes interessadas: o funcionário. O funcionário,
em sua posição, é parte imprescindível para a boa implantação e execução de um
Sistema de Gestão de Qualidade eficiente. Este trabalho, visa elaborar e implantar
ações de engajamento para os funcionários, a fim de que estejam comprometidos com
a implantação da ISO 9001 na metalúrgica do meio-oeste catarinense, por meio de
entrevistas e ferramentas da qualidade. A problemática da falta de engajamento das
pessoas foi identificada por meio de conversas informais com os funcionários no
primeiro semestre de 2022. As ações de engajamento e entrevistas passaram a ser
realizadas no segundo semestre de 2022, a partir de um questionário sobre o
entendimento do funcionário em relação ao ISO 9001 e as ferramentas da qualidade.
Os resultados pós entrevista, evidenciam uma melhora nos indicadores de não
qualidade, além de um maior comprometimento com a implantação do Sistema de
Gestão da Qualidade.