Repositório Institucional

Ferramentas pedagógicas: uma revisão bibliográfica sobre a utilização da gamificação no ensino da matemática no ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Sombrio, Graziela de Souza
dc.contributor.author Preihs, Fabíola Rachel Nunes
dc.date.accessioned 2023-08-17T17:33:25Z
dc.date.available 2023-08-17T17:33:25Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2858
dc.description.abstract A gamificação tem adquirido cada vez mais espaço nas escolas, considerando essa realidade, o objetivo deste estudo é identificar evidências do uso da gamificação no contexto do ensino-aprendizagem da matemática nos anos finais do ensino fundamental com ou sem a utilização de tecnologias digitais. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica dos estudos desenvolvidos no Brasil, no período de 2013 a 2023, e publicados na plataforma Scielo, no portal de periódicos da CAPES e no Google Acadêmico. Os resultados revelam que existe uma propensão tanto para as atividades gamificadas como para os jogos serem aplicados no ensino da matemática com tecnologias digitais. Os artigos avaliados enfatizam o engajamento como fator imprescindível para o ensino da matemática, como também ressaltam que, entre muitos benefícios, a gamificação fomenta a participação e o foco do educando por adicionar elementos de jogo ao ambiente de aprendizagem. As análises propiciaram concluir que o uso da gamificação como ferramenta pedagógica contribui para o desenvolvimento de habilidades curriculares como também extracurriculares. pt_BR
dc.subject Ensino de matemática. Gamificação. Tecnologias digitais. pt_BR
dc.title Ferramentas pedagógicas: uma revisão bibliográfica sobre a utilização da gamificação no ensino da matemática no ensino fundamental pt_BR
dc.type Article pt_BR
local.institution.discipline Curso de Especialização em Multiletramentos na Educação pt_BR
local.institution.campus Xanxerê pt_BR
local.institution.department Departamento de ensino, pesquisa e extensão - DEPE pt_BR
local.institution IFSC pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta