Resumo:
A gamificação tem adquirido cada vez mais espaço nas escolas, considerando essa
realidade, o objetivo deste estudo é identificar evidências do uso da gamificação no
contexto do ensino-aprendizagem da matemática nos anos finais do ensino fundamental com ou sem a utilização de tecnologias digitais. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica dos estudos desenvolvidos no Brasil, no período de 2013 a 2023, e publicados na plataforma Scielo, no portal de periódicos da CAPES e no Google Acadêmico. Os resultados revelam que existe uma propensão tanto para as atividades gamificadas como para os jogos serem aplicados no ensino da matemática com tecnologias digitais. Os artigos avaliados enfatizam o engajamento como fator imprescindível para o ensino da matemática, como também ressaltam que, entre muitos benefícios, a gamificação fomenta a participação e o foco do educando por adicionar elementos de jogo ao ambiente de aprendizagem. As análises propiciaram concluir que o uso da gamificação como ferramenta pedagógica contribui para o desenvolvimento de habilidades curriculares como também extracurriculares.