Resumo:
Este trabalho é dedicado ao estudo dos obstáculos de natureza epistemológica sob a
perspectiva de Gaston Bachelard, com o objetivo principal de analisar a presença dos
obstáculos epistemológicos em livros didáticos de ciências do 5º ano do ensino
fundamental do PNLD 2023, no que se refere ao conteúdo água. Para isso, fez-se uso
de uma abordagem qualitativa, partindo de uma revisão bibliográfica, cuja finalidade
foi, a priori, refletir acerca dos obstáculos, assim como, delinear discussões a respeito
do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Neste cenário, destaca-se o levantamento e seleção dos livros didáticos segundo critérios previamente traçados, de modo que o conjunto dos dados adquiridos nestes materiais, constituem-se informações importantes quanto à organização e disposição dos elementos que integram o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes das escolas do Brasil. Em virtude disso, analisar a presença — ou não — de obstáculos epistemológicos em livros de ciências do 5º ano, permite a discussão de possíveis barreiras ao conhecimento científico, ao mesmo tempo que se abre para apontamentos, caminhos e soluções. Portanto, este estudo concorda com a ideia bachelardiana, a qual sai em defesa de que os obstáculos epistemológicos podem distorcer a compreensão do conhecimento científico. Ainda, apontou-se a existência desses obstáculos nos livros didáticos analisados.