dc.description.abstract |
O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal demonstrar a
importância da confecção de materiais didáticos por discentes bilíngues em Libras ou
acessíveis. Relato a experiência da concepção, criação e finalização de um livro, demanda
da unidade curricular “Linguagens e Educação: visualidade, corpo e arte” do terceiro
semestre do curso de Pedagogia Bilíngue do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC. O
livro intitulado “Para você sonhar”, narra a vida de uma garotinha surda que ama dançar, a
inspiração para a criação do livro, foi baseado em uma história real de uma adolescente
surda, aluna do Ensino Médio do campus IFSC Palhoça Bilíngue. Além de expor o
desenvolvimento desse material didático escrito, qu trabalho visou também demonstrar o
passo a passo do processo de produção de um vídeo arte que compõe a tradução do livro
em português para Libras, o disponibilizando de forma visual dentro da língua de sinais,
para que os sujeitos surdos possam ser contemplados não só na representatividade de uma
produção textual voltada para eles, como também poder acessar esse material em sua
primeira língua. Para a sistematização metodológica, escolheu-se a Pesquisa Narrativa.
Essa abordagem procura estabelecer relações entre as ações do pesquisador refletindo
sobre a sua prática, sua vida e suas experiências como educador e como pessoa.
Adotou-se o aporte teórico de pesquisadores como Faro (1998); Campello (2008); Clandinin
& Connelly(2015); Galasso (2018) dentre outros. Concluiu-se através do desenvolvimento
desse projeto que a comunidade surda ainda não é inteiramente contemplada dentro das
redes de ensinos com materiais que valorizem sua individualidade linguística e cultural, e
que a mudança dessa realidade dentro da educação de surdos se torna uma atividade
indispensável para os profissionais pedagogos bilíngues, a fim de proporcionar um ensino
mais completo em sua totalidade, que abrange parâmetros além do ensino em sala de aula. |
pt_BR |