Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Pereira, Janaí de Abreu
dc.contributor.author Bitencourt, Ana Paula
dc.date.accessioned 2023-12-11T14:38:50Z
dc.date.available 2023-12-11T14:38:50Z
dc.date.issued 2022-12-08
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2888
dc.description Resumo em Libras: https://www.youtubeeducation.com/watch?v=WsY2jMMF8x0 pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal demonstrar a importância da confecção de materiais didáticos por discentes bilíngues em Libras ou acessíveis. Relato a experiência da concepção, criação e finalização de um livro, demanda da unidade curricular “Linguagens e Educação: visualidade, corpo e arte” do terceiro semestre do curso de Pedagogia Bilíngue do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC. O livro intitulado “Para você sonhar”, narra a vida de uma garotinha surda que ama dançar, a inspiração para a criação do livro, foi baseado em uma história real de uma adolescente surda, aluna do Ensino Médio do campus IFSC Palhoça Bilíngue. Além de expor o desenvolvimento desse material didático escrito, qu trabalho visou também demonstrar o passo a passo do processo de produção de um vídeo arte que compõe a tradução do livro em português para Libras, o disponibilizando de forma visual dentro da língua de sinais, para que os sujeitos surdos possam ser contemplados não só na representatividade de uma produção textual voltada para eles, como também poder acessar esse material em sua primeira língua. Para a sistematização metodológica, escolheu-se a Pesquisa Narrativa. Essa abordagem procura estabelecer relações entre as ações do pesquisador refletindo sobre a sua prática, sua vida e suas experiências como educador e como pessoa. Adotou-se o aporte teórico de pesquisadores como Faro (1998); Campello (2008); Clandinin & Connelly(2015); Galasso (2018) dentre outros. Concluiu-se através do desenvolvimento desse projeto que a comunidade surda ainda não é inteiramente contemplada dentro das redes de ensinos com materiais que valorizem sua individualidade linguística e cultural, e que a mudança dessa realidade dentro da educação de surdos se torna uma atividade indispensável para os profissionais pedagogos bilíngues, a fim de proporcionar um ensino mais completo em sua totalidade, que abrange parâmetros além do ensino em sala de aula. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Educação bilíngue pt_BR
dc.subject Libras pt_BR
dc.subject Dança pt_BR
dc.subject Livro infantil, pt_BR
dc.title Para você sonhar pt_BR
dc.title.alternative sinalizando dança e arte pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Pedagogia Bilíngue - Libras e Português pt_BR
local.institution.campus Palhoça Bilíngue pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta