Resumo:
Os mercados de pequeno porte apresentam uma significativa parcela na contribuição da economia do país. Com intuito de contribuir para o setor, o presente trabalho busca otimizar o controle de lucratividade e o controle de estoque de produtos em um mercado de pequeno porte localizado em Herval do Oeste - SC, que comercializa mercadorias em geral. A análise da receita interna permite avaliar o desempenho do estabelecimento, de modo que quanto maior o controle da lucratividade maior será sua rentabilidade. Dessa forma busca-se identificar como a falta de controle impacta diretamente na situação econômica no mercado de pequeno porte. Para solucionar os problemas foram utilizadas ferramentas estudadas durante o período da graduação e elaborado uma planilha da Microsoft Excel buscando visualizar os defeitos dentro da organização e buscar possíveis soluções de melhorias. A pesquisa foi realizada utilizando métodos quantitativos na coleta de dados tendo por objetivos uma pesquisa de natureza aplicada. Foi possível identificar que a ferramenta de monitoramento das vendas e estoque torna possível o controle do crescimento do mercado de pequeno porte.