Resumo:
A diversidade de experiências de docência ou em empresas privadas do corpo docente do campus Criciúma suscitou um interesse para essa pesquisa, especialmente quando o foco de análise é dirigido para a possibilidade de atuação desses docentes nos cursos PROEJA. Nessa direção o objetivo da pesquisa é traçar e analisar o perfil profissional do corpo docente do IFSC, campus Criciúma e a partir deste perfil situar os desafios e possibilidades de atuação num curso PROEJA. Para coleta dos dados foi analisada a ficha funcional e o Currículo Lattes de 27 docentes efetivos deste campus. Foi utilizada a pesquisa documental, que possibilitou coletar dados sobre a experiência destes docentes com o PROEJA e as especificidades das formações. A análise das experiências tão diversas do corpo docente dos Institutos Federais frente a um público constituído também por sujeitos tão diversos destaca a necessidade de oferta de cursos de formação continuada específica para trabalhar com a educação de jovens e adultos, cursos estes que possam abranger a parte didático-pedagógica que não foi contemplada tanto na formação do professor-bacharel, quanto na grade dos cursos de licenciatura. A elaboração desse artigo vem colaborar na produção de conhecimentos voltados para a docência e para os sujeitos da educação profissional integrada à educação de jovens e adultos.