Resumo:
A linguagem é um dos aspectos importantes do desenvolvimento humano e resulta do processo de interação com o meio social e físico, com o mundo das pessoas e das coisas. A interação do sujeito EJA no século XXI demanda aplicar estratégias pedagógicas que possibilitem a educação tecnológica envolvendo diferentes meios disponíveis e de fácil acesso. Este artigo tem como objetivo geral identificar as contribuições das Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) no processo ensino-aprendizagem da Língua Inglesa da EJA. As (TICs), hoje são ferramentas presentes na vida das pessoas, partindo disso o ensino de línguas pode ser aprimorado e transformado alcançando melhores resultados no processo de ensinoaprendizagem na EJA. Quais as contribuições das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) no processo ensino-aprendizagem da língua inglesa na educação de jovens e adultos? Elegeu-se a pesquisa bibliográfica por estar coerente com o problema em questão. A abordagem de pesquisa foi de forma qualitativa, sendo que no primeiro momento, foi realizada a leitura de materiais, na sequência a seleção e análise para melhor resposta dos objetivos apresentados. O uso das TICs tem aberto tantas portas no ensino de línguas como também tem muitos questionamentos a serem feitos perguntando-se qual a melhor forma para explorarmos o amplo meio comunicativo presente em nosso meio. Nada mais do que antes sentimos a necessidade de adequarmos e trazer esta ferramenta como uma forma de inclusão necessária. Sabe-se que o ensino de línguas na EJA, apresenta características especiais e é considerada estigmatizada. Mas com metodologias adequadas e profissionais preparados, modificando a prática de ensino em sala de aula e utilizando as (TICs) possibilitando o método audiovisual alcançamos melhor memorização e aprendizagem de uma nova língua.