Resumo:
O artigo tem como objetivo geral identificar os desafios pedagógicos enfrentados pelos docentes da EJA, por meio da análise de autores, artigos acadêmicos e verificar as metodologias pedagógicas utilizadas pelos professores em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, onde foi possível descrever a importância da “vida” para a EJA, destacando autores como Paulo Freire, um percussor da Educação de Jovens e Adultos. Através desta pesquisa apresentamos uma abordagem dos desafios encontrados e também buscamos salientar o que está dando certo aos alunos da EJA.
Os resultados encontrados apontam mais desafios aos educadores, como a possibilidade de repensar as metodologias que não estão dando conta e trabalhar mais aquilo com que condiz com a realidade dos educandos, por se tratar de jovens e adultos. Por exemplo: se apropriar de metodologias que conjugam teoria e prática. Assim, podemos ter um melhor desempenho dos educandos e consequentemente mais alunos e professores engajados na intensificação do ensino-aprendizagem
da EJA.