Resumo:
A análise da prática pedagógica que permeia o ensino da Educação Física torna-se
necessária para compreender a motivação da população de jovens e adultos em participar de aulas, cuja presença é facultada pela legislação brasileira. O objetivo do presente estudo foi conhecer os motivos que estimulam os estudantes da Educação de Jovens e Adultos - EJA a participar das aulas, analisando aspectos como o conteúdo ministrado, bem como se as estratégias didáticas utilizadas pelos professores que são condições que influenciam na mudança do estilo de vida através da participação
nas aulas.Tendo como referência a pesquisa exploratória e a abordagem quantitativa, a coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário semiestruturado a uma amostra de 73 alunos vinculados a dois Centros de Educação de Jovens e Adultos, sendo um no município de São Miguel do Oeste e outro em Santo Amaro da Imperatriz – Santa Catarina. A partir dos resultados, conclui-se que
a maioria dos estudantes participa e acredita que as aulas de Educação Física são importantes para o seu cotidiano, devido à melhora da qualidade de vida e o favorecimento de seu bem-estar.