Resumo:
A pesquisa teve como objetivo conhecer as condições oferecidas pelo
PROEJA para atendimento de estudantes que apresentam necessidades específicas de aprendizagem. A metodologia empregada foi de pesquisa de cunho qualitativo
bibliográfico. O levantamento de dados por meio de questionário aplicado com
profissionais ligados a órgãos estatais que dispõem de Núcleos de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas. Apontou-se neste artigo conteúdos que tratam da legislação sobre a Inclusão de pessoas com necessidades específicas. O público concentrou-se nas pessoas com necessidades específicas que não cursaram o ensino básico e médio na idade comum e necessitam de Programas como o Proeja. A principal relevância desse artigo foi apresentar a experiência de jovens com necessidades específicas que ingressaram no curso técnico e posteriormente no mercado de trabalho. Podemos concluir que se as pessoas que necessitam, desconhecem os recursos oferecidos, e os profissionais também não estão aptos a atender essas pessoas, o que inviabiliza o ingresso das mesmas na educação de jovens e adultos e posteriormente no mercado de trabalho.