Resumo:
O objetivo deste artigo é a de analisar o envolvimento e participação dos
professores, servidores efetivos, do Instituto Federal de Santa Catarina, lotados
no Câmpus Lages com relação a modalidade de ensino do Programa Nacional
de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na
Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Verificar como
participam e contribuem para a efetivação dessa modalidade de ensino neste
câmpus. Explica que desde a implantação do Câmpus Lages em 2010 a
instituição visa a efetivação dos cursos do PROEJA, no entanto, percebe-se
que há muitas dificuldades para ser superadas. Explica que do breve
levantamento histórico do ensino profissional no Brasil o mesmo sofreu, ao
longo dos anos, várias transformações, ora para acompanhar as mudanças da
própria sociedade, ora como plano de governo com vistas a dar condições
educacionais às camadas mais necessitadas da sociedade. No entanto, apesar
de serem implementados plano e programas governamentais ainda não
conseguiu empreender verdadeiras transformações com relação ao acesso à
educação das pessoas que realmente necessitam. Ressalta a importância em
verificar o envolvimento dos professores com relação ao Proeja. Observa na
revisão bibliográfica elementos políticos, epistemológicos e pedagógicos que
são considerados desafios que precisam serem vencidos para oferecer
condições de trabalho dos professores. Conclui que a indagação a partir da
revisão bibliográfica é a de verificar o que estimula professores a atuarem no
PROEJA diante de tantos desafios e problemas que são apresentados?