Resumo:
Muito embora o fator veicular tenha uma contribuição significativa para a ocorrência
dos acidentes de trânsito, principalmente considerando a fadiga como falha veicular
principal, esses parâmetros são de difícil reconhecimento e muito pouco divulgados.
Os sistemas veiculares são críticos com relação às consequências das suas
possíveis falhas. Assim, o objetivo principal deste trabalho é o reconhecimento do
fenômeno da fadiga como falha veicular preponderante em acidentes de trânsito.
Dentro desse contexto, procurou-se aprofundar os estudos sobre a fadiga, a fim de
obter um embasamento teórico sobre as possíveis causas nos sistemas
automotivos, principalmente em equipamentos veiculares submetidos a esforços
cíclicos. O reconhecimento da fadiga como falha mecânica veicular é possível,
principalmente, através de exames laboratoriais que identificam como transcorreu o
processo de falha. Essa constatação requer um minucioso exame dos sistemas de
segurança veicular. Posteriormente a esse embasamento teórico, realizou-se um
estudo de caso de um acidente provocado pela ruptura da coluna de direção por
fadiga. O presente trabalho visa otimizar o norteamento das ações com o objetivo de
subsidiar os trabalhos periciais com maior embasamento científico em acidentes de
trânsito provocados por falha veicular.