Resumo:
Este estudo teve como principal objetivo analisar a interdisciplinaridade na prática
docente com a questão ambiental no curso técnico em agroindústria do Câmpus de
SMO do IFSC. O estudo foi realizado por meio de pesquisa exploratória-descritiva
com aplicação de questionário de forma presencial aos docentes do curso. Foram
identificadas pela pesquisa que a maioria dos docentes do curso em agroindústria
não sabe da obrigatoriedade da educação ambiental em todos os níveis de ensino
no Brasil. Apesar deles considerarem a educação ambiental necessária e
importante, a maioria não se julga apto a abordar o tema nas unidades curriculares
que ministra no curso. Da mesma forma, entendem o conceito de
interdisciplinaridade mas possuem muita dificuldade em aplicá-lo na prática, quer
seja com conteúdos de outras unidades curriculares do curso ou envolvendo temas
ambientais, o qual foi o objetivo desse estudo. Nesse sentido, conclui-se que no
curso de agroindústria do Câmpus de SMO-IFSC não há experiências explicitas de
interdisciplinaridade entre questões ambientais e os conteúdos das UCs. A fim de
ampliar ou mesmo iniciar o ensino interdisciplinar envolvendo temas ambientais e as
UCs ministradas pelos docentes participantes deste trabalho algumas ações são
indicadas, como qualificação dos docentes por meio de cursos sobre temas
ambientais e criar grupos de discussões sobre alternativas de aplicar de forma
prática a interdisciplinaridade no curso.