Resumo:
A introdução das tecnologias nas salas de aula facilita o processo de ensino aprendizagem, uma vez que as informações se tornam mais acessíveis e isso
amplia as possibilidades de ações do professor. Assim, o professor é desafiado a
estar em constante atualização, acompanhando a evolução das ferramentas
disponíveis para o processo de aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi realizar
um diagnóstico do uso de tecnologias educacionais no ensino presencial pelos
docentes, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa
Catarina, Campus São Miguel do Oeste. Pode-se compreender o impacto do uso
tecnologias educacionais no processo de ensino-aprendizagem, bem como entender
os desafios da docência considerando sua formação e o atual perfil dos estudantes.
Os docentes entrevistados demostraram conhecer tecnologias educacionais, sendo
que as principais utilizadas são o Moodle / Avea, Pesquisa na internet e outras
mídias e o Youtube. Foi possível diagnosticar que há necessidade de capacitação
dos docentes para o uso adequado das tecnologias educacionais, de modo que
possa melhorar a atuação do docente e motivar mais os alunos para aprender.