Resumo:
Este trabalho permitiu identificar a importância da capacitação pedagógica constante
dos docentes, objetivando uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem
através de práticas pedagógicas bem-sucedidas. As entrevistas aplicadas a quinze
docentes, além da observação de um total de seis aulas de dois docentes
revelaram, na prática, a boa qualidade da educação oferecida pelo IFSC. Foi
possível destacar as práticas pedagógicas positivas, na visão do professor, além de
pontuar algumas características fundamentais para o bom andamento das aulas,
respeitando as características individuais dos alunos do Curso Técnico Integrado
em Eletroeletrônica e Mecânica. Os entrevistados revelaram a importância da
reflexão e sensibilização para o desenvolvimento de técnicas adequadas para maior
qualidade do processo de ensino e aprendizagem. A percepção pelos educadores
de seu papel social, de fundamental relevância na formação teórica e prática do
indivíduo, foi revelada algumas vezes nas entrevistas. Este fato mostra a
abrangência da responsabilidade de um educador, que possui uma liderança cultural
que influencia, muitas vezes, o comportamento e escolha profissional dos
educandos.