Resumo:
A pesquisa aqui apresentada foi aplicada junto ao Curso Superior de Tecnologia em
Gestão Hospitalar do IFSC – Câmpus Joinville e norteada pelo Documento
Orientador para a Superação da Evasão e Retenção na Rede Federal de Educação
Profissional, Científica e Tecnológica (2014). O problema abordado se apresenta da
seguinte forma: Quais as causas da evasão que mais afetam a permanência e o
êxito dos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar? Os
objetivos procuraram analisar o processo de evasão, conhecer e avaliar a
complexidade dos fatores influenciadores, examinar as taxas de evasão e conclusão
e sugerir possibilidades pedagógicas e institucionais. Em síntese, os dados
observados revelaram que do total de 406 alunos que ingressaram no curso no
período de análise, 52% finalizaram sem êxito. Os dados foram tabulados e
classificados conforme os fatores individuais, internos e externos (BRASIL, 2014).
Dentre as possibilidades de ações propostas, a partir da análise dos dados, para
reduzir os altos índices de evasão estão ações institucionais relacionadas ao
conhecimento do aluno sobre o mercado de trabalho, acompanhamento dos alunos
em sua vida acadêmica, geração de fatores motivadores como a participação em
eventos, atualizações constantes no curso e programa de atendimento domiciliar,
além da utilização da EaD na composição da carga horária do curso, permitindo
maior flexibilidade para os estudos.