Resumo:
Um dos temas mais discutidos no âmbito educacional na atualidade é a
permanência dos estudantes nos processos de formação, com destaque para a
evasão escolar. A partir deste escopo, que avaliará tanto a evasão como a
permanência, delineia-se como objetivo deste trabalho a compreensão dos motivos
que podem levar à evasão escolar. Assim, esta pesquisa busca identificar as causas
da evasão nos cursos técnicos integrados e subsequentes do campus CamposGuarus do Instituto Federal Fluminense, a partir da realização da aplicação de
questionários, por telefone, com os ex-alunos da instituição, considerados como
evadidos, ou seja, aqueles que abandonaram os estudos na referida unidade de
ensino. Neste estudo, identificaram-se como as grandes causas da evasão a
dificuldade de conciliar o trabalho com os estudos, a opção por cursos superiores, a
falta de identidade com o curso e motivos pessoais. Entende-se que as instituições
federais de ensino devem construir ações educativas que visem a permanência do
aluno na instituição, com vistas a conclusão do seu curso, haja vista sua função
social e seu compromisso de fortalecer o desenvolvimento local.