Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo identificar a percepção referente as atividades
de extensão no Curso Técnico em Edificações Subsequente do IFSC – Campus
Florianópolis. A realização do diagnóstico consistiu em uma análise documental e
uma pesquisa utilizando a metodologia do Grupo Focal. Na análise documental,
buscou-se junto aos registros de atividades de extensão do IFSC, os tipos e
quantidades de atividades registradas referentes ao curso de edificações ofertados
em todos os campi do IFSC. A realização dos grupos focais teve como objetivo
realizar um levantamento quanto a percepção dos discentes e docentes do curso
técnico em edificações subsequente do IFSC – Campus Florianópolis referente ao
desenvolvimento de atividades de extensão ligadas ao referido curso. Os resultados
dessa pesquisa apontam para a importância dos projetos/atividades de extensão na
formação do técnico de edificações, tanto na percepção dos docentes como na dos
discentes, e para a necessidade de esclarecimentos e/ou desburocratização dos
processos de registro dessas atividades como forma de valorização da extensão no
fortalecimento do tripé ensino-pesquisa-extensão.