Resumo:
Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo identificar as práticas de
gestão do conhecimento nas atividades de organização de ensino no Instituto
Federal de Santa Catarina – Câmpus Xanxerê. A partir de uma revisão de literatura,
foram utilizadas como base para o trabalho e interpretação dos dados estudos
relacionados às conversões de conhecimentos, segundo Nonaka e Takeuchi (1997).
A pesquisa classifica-se como documental e bibliográfica. Para a coleta de dados,
usou-se uma abordagem qualitativa e o instrumento utilizado foi a entrevista
semiestruturada. O trabalho foi desenvolvido no Departamento de Ensino, Pesquisa
e Extensão do Instituto Federal de Santa Catarina – Câmpus Xanxerê. Identificou-se
que a produção de conhecimento na instituição analisada ocorre principalmente por
meio da Combinação e Socialização de conhecimentos, porém, não ocorre a
Externalização de modo formal da produção de material e experiência. Conclui-se
que as práticas de Gestão do Conhecimento nas atividades de organização de
ensino na Educação Profissional e Tecnológica no IFSC – Câmpus Xanxerê ocorrem
principalmente de forma individualizada e informal.