Repositório Institucional

Permanência e êxito em cursos de especialização (lato sensu) EaD no IFSC

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Comarella, Rafaela Lunardi
dc.contributor.author Carvalho, Jaqueline Matos
dc.contributor.author Domit, Rodrigo
dc.date.accessioned 2019-05-17T16:40:58Z
dc.date.available 2019-05-17T16:40:58Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/814
dc.description.abstract A Educação a Distância (EaD) tem se consolidado à medida que as tecnologias de comunicação tornam-se mais acessíveis e avançam rumo à interatividade. Em 2017, 56,75% das matrículas em cursos de pós-graduação do IFSC se deram na modalidade EaD. Assim como na educação presencial, um dos grandes desafios da EaD é o combate à evasão. O propósito deste estudo foi aprofundar a compreensão sobre os fatores que levam à evasão em cursos de especialização (lato sensu) EaD, para subsidiar o planejamento da gestão escolar visando à permanência e êxito. No ano de 2018, identificou-se taxa de evasão variando entre 11,39% e 43,98% em três dos cursos de especialização EaD ofertados pelo IFSC. Este estudo investigou os fatores que levaram à evasão, através de levantamento bibliográfico, análise de documentos e orientações institucionais, de dados acadêmicos e dos resultados de pesquisa realizada com estudantes evadidos. Também foram identificadas ações que podem ter colaborado para a permanência e êxito dos estudantes, justificando, deste modo, as diferenças significativas na evasão entre cursos ofertados pela mesma instituição. Os resultados embasaram a elaboração de uma lista de dezesseis ações de referência para gestores que podem contribuir para a permanência e êxito bem como informações para o planejamento ou revisão de cursos na modalidade EaD. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Educação a Distância pt_BR
dc.subject Permanência e Êxito pt_BR
dc.subject Especialização (lato sensu) pt_BR
dc.title Permanência e êxito em cursos de especialização (lato sensu) EaD no IFSC pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Curso de Especialização lato sensu em Formação Pedagógica para a Docência na Educação Profissional e Tecnológica pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR
local.institution.department Cerfead pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta