Resumo:
A Educação a Distância (EaD) tem se consolidado à medida que as
tecnologias de comunicação tornam-se mais acessíveis e avançam rumo à
interatividade. Em 2017, 56,75% das matrículas em cursos de pós-graduação do
IFSC se deram na modalidade EaD. Assim como na educação presencial, um dos
grandes desafios da EaD é o combate à evasão. O propósito deste estudo foi
aprofundar a compreensão sobre os fatores que levam à evasão em cursos de
especialização (lato sensu) EaD, para subsidiar o planejamento da gestão escolar
visando à permanência e êxito. No ano de 2018, identificou-se taxa de evasão
variando entre 11,39% e 43,98% em três dos cursos de especialização EaD
ofertados pelo IFSC. Este estudo investigou os fatores que levaram à evasão,
através de levantamento bibliográfico, análise de documentos e orientações
institucionais, de dados acadêmicos e dos resultados de pesquisa realizada com
estudantes evadidos. Também foram identificadas ações que podem ter colaborado
para a permanência e êxito dos estudantes, justificando, deste modo, as diferenças
significativas na evasão entre cursos ofertados pela mesma instituição. Os
resultados embasaram a elaboração de uma lista de dezesseis ações de referência
para gestores que podem contribuir para a permanência e êxito bem como
informações para o planejamento ou revisão de cursos na modalidade EaD.