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Objetos digitais como recurso para a superação de dificuldades de aprendizagem no ensino de química:

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dc.contributor.advisor Beviláqua, Kayron Campos
dc.contributor.author Woehl, Edna de Lourdes Madalena de Oliveira
dc.date.accessioned 2019-05-17T17:11:13Z
dc.date.available 2019-05-17T17:11:13Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/822
dc.description.abstract A utilização de recursos tecnológicos como instrumento no processo de ensinoaprendizagem não é algo novo e vem de encontro à necessidade de revisão das práticas pedagógicas tradicionais de ensino. No caso dos cursos técnicos subsequentes noturnos, o público costuma ser heterogêneo e encontra dificuldades de aprendizagem específicas, como matemática básica, problemas de interpretação de textos, de análise de resultados e lacunas nos conceitos essenciais da Química. O presente trabalho relata uma experiência de utilização de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs) como ferramentas no processo ensino-aprendizagem do conteúdo “balanceamento de reações químicas”, propondo uma estratégia de trabalho baseada em um modelo de Ensino Híbrido (Rotação por Estações). Os ODAs empregados foram simulações do projeto PhET e aulas digitais da Khan Academy. O trabalho buscou verificar se ODAs são ferramentas efetivas para a superação de dificuldades de aprendizagem nesse conteúdo e analisar as percepções dos alunos sobre a implementação dessa estratégia. Uma turma do curso técnico subsequente em Biotecnologia foi dividida em grupos, que se alternaram na realização de atividades on-line de três estações de trabalho, seguidas da aplicação de um questionário. Observou-se que os alunos mostraram-se mais receptivos aos ODAs com caráter lúdico, comportando-se de maneira muito mais colaborativa do que costumavam, compartilhando seus progressos e trocando ideias sobre a resolução dos problemas. O estudo mostrou também uma diferença significativa entre as diferentes abordagens utilizadas. A aula digital, ao reproduzir as estratégias de ensino tradicionais, despertou pouco interesse. Já as simulações e os jogos que as acompanhavam tiveram mais sucesso, dando uma forma concreta aos conceitos matemáticos envolvidos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Objetos Digitais de Aprendizagem pt_BR
dc.subject Dificuldades de Aprendizagem pt_BR
dc.subject Metodologias Ativas pt_BR
dc.title Objetos digitais como recurso para a superação de dificuldades de aprendizagem no ensino de química: pt_BR
dc.title.alternative percepções de alunos de um curso Técnico Subsequente do IFSC pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Curso de Especialização em Tecnologias para Educação Profissional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR
local.institution.department Cerfead pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


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