Resumo:
A utilização de recursos tecnológicos como instrumento no processo de ensinoaprendizagem não é algo novo e vem de encontro à necessidade de revisão
das práticas pedagógicas tradicionais de ensino. No caso dos cursos técnicos
subsequentes noturnos, o público costuma ser heterogêneo e encontra
dificuldades de aprendizagem específicas, como matemática básica, problemas
de interpretação de textos, de análise de resultados e lacunas nos conceitos
essenciais da Química. O presente trabalho relata uma experiência de
utilização de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs) como ferramentas no
processo ensino-aprendizagem do conteúdo “balanceamento de reações
químicas”, propondo uma estratégia de trabalho baseada em um modelo de
Ensino Híbrido (Rotação por Estações). Os ODAs empregados foram
simulações do projeto PhET e aulas digitais da Khan Academy. O trabalho
buscou verificar se ODAs são ferramentas efetivas para a superação de
dificuldades de aprendizagem nesse conteúdo e analisar as percepções dos
alunos sobre a implementação dessa estratégia. Uma turma do curso técnico
subsequente em Biotecnologia foi dividida em grupos, que se alternaram na
realização de atividades on-line de três estações de trabalho, seguidas da
aplicação de um questionário. Observou-se que os alunos mostraram-se mais
receptivos aos ODAs com caráter lúdico, comportando-se de maneira muito
mais colaborativa do que costumavam, compartilhando seus progressos e
trocando ideias sobre a resolução dos problemas. O estudo mostrou também
uma diferença significativa entre as diferentes abordagens utilizadas. A aula
digital, ao reproduzir as estratégias de ensino tradicionais, despertou pouco
interesse. Já as simulações e os jogos que as acompanhavam tiveram mais
sucesso, dando uma forma concreta aos conceitos matemáticos envolvidos.