Resumo:
Com o desenvolvimento das tecnologias, novas tendências em todas as áreas do
conhecimento, bem como os meios de comunicação entre os seres também
evoluíram. Nesse sentido, partindo da realidade escolar vivenciada na instituição de
ensino do SENAI de São Miguel do Oeste, na modalidade do ensino médio,
identificou-se a necessidade de uma comunicação mais efetiva e de um canal de
comunicação único entre os membros da comunidade escolar, com o intuito de criar
um processo mais assertivo, ágil e colaborativo por parte dos pais/responsáveis na
vida escolar dos filhos. Este trabalho de pesquisa teve por finalidade levantar aspectos
relacionados às dificuldades diárias de comunicação neste ambiente escolar, bem
como analisar os métodos tradicionais utilizados na comunicação da coordenação
pedagógica à comunidade escolar de uma escola privada de ensino médio. O objetivo
foi propor a investigação da viabilidade de adoção da ferramenta tecnológica REMIND
como canal de comunicação no repasse de informações da coordenação do ensino
médio para com a comunidade escolar (pais, professores e alunos). Para
levantamento das informações foi utilizada a metodologia de pesquisa através de
revisão bibliográfica e aplicação de questionários de pesquisa para o público escolar
envolvido, através do método aleatório, por sorteio. Em termos gerais, a pesquisa
atingiu o objetivo proposto e concluiu-se que o público pesquisado é favorável a
adoção da tecnologia e considera o aplicativo REMIND eficiente para melhorar a
comunicação no ambiente escolar.