Repositório Institucional

Metodologia ativa na educação profissional:

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Kraemer , Rodrigo
dc.contributor.author Maldaner, Claudia Regina de Souza
dc.date.accessioned 2019-05-17T17:59:20Z
dc.date.available 2019-05-17T17:59:20Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/834
dc.description.abstract O presente trabalho discorre sobre a necessidade de verificar a utilização de metodologias ativas na prática pedagógica de professores do ensino técnico da Faculdade Senac de São Miguel do Oeste. Para tanto, analisa-se a pratica pedagógica dos professores no processo de ensino e aprendizagem, identificando as dificuldades encontradas em sala de aula durante o processo de ensino e aprendizagem e, por fim, obtendo as informações de quais metodologias ativas estão acontecendo. Apresentam-se de forma breve os estudo realizados sobre as metodologias ativas e o papel do professor e do aluno no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa caracteriza-se como um estudo qualitativo onde utilizouse como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas de respostas fixas e pré-estabelecidas ou múltipla escolha, o qual foi elaborado via Google Forms e enviado para 31 professores do ensino técnico sendo que o número de respostas foi de 100% dos formulários enviados. Encontra-se descrita a proposta pedagógica assim como a metodologia utilizada na instituição pesquisada, seguida dos resultados da pesquisa nos quais se conclui que as metodologias ativas em sala de aula ainda é uma expectativa na instituição pesquisada, a qual precisa fornecer capacitação aos docentes que relatam tal necessidade para que estas práticas se tornem realidade. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Metodologia ativa pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Aluno pt_BR
dc.title Metodologia ativa na educação profissional: pt_BR
dc.title.alternative realidade ou expectativa na faculdade Senac de São Miguel do Oeste pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Curso de Especialização em Tecnologias para Educação Profissional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR
local.institution.department Cerfead pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta