Resumo:
O presente trabalho discorre sobre a necessidade de verificar a utilização de
metodologias ativas na prática pedagógica de professores do ensino técnico da
Faculdade Senac de São Miguel do Oeste. Para tanto, analisa-se a pratica
pedagógica dos professores no processo de ensino e aprendizagem, identificando
as dificuldades encontradas em sala de aula durante o processo de ensino e
aprendizagem e, por fim, obtendo as informações de quais metodologias ativas
estão acontecendo. Apresentam-se de forma breve os estudo realizados sobre as
metodologias ativas e o papel do professor e do aluno no processo de ensino e
aprendizagem. A pesquisa caracteriza-se como um estudo qualitativo onde utilizouse como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado com perguntas
abertas e fechadas de respostas fixas e pré-estabelecidas ou múltipla escolha, o
qual foi elaborado via Google Forms e enviado para 31 professores do ensino
técnico sendo que o número de respostas foi de 100% dos formulários enviados.
Encontra-se descrita a proposta pedagógica assim como a metodologia utilizada na
instituição pesquisada, seguida dos resultados da pesquisa nos quais se conclui que
as metodologias ativas em sala de aula ainda é uma expectativa na instituição
pesquisada, a qual precisa fornecer capacitação aos docentes que relatam tal
necessidade para que estas práticas se tornem realidade.