Repositório Institucional

Inclusão digital em escolas rurais:

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Lopes, Carla Vieira
dc.contributor.author Kummer, Rodrigo
dc.date.accessioned 2019-05-17T18:31:33Z
dc.date.available 2019-05-17T18:31:33Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/840
dc.description.abstract Discute-se nesta pesquisa as relações entre a educação rural e a inclusão digital, consubstanciada pelo acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs. Os processos educacionais compreendem as dinâmicas e transformações sociais e, por isso, precisam convergir com as mudanças tecnológicas. No entanto, em escolas marginalizadas e invisibilizadas, as receitas de inclusão digital nem sempre levam em conta as realidades locais. Nesse sentido, a discussão aqui proposta considera as modificações no campo educacional presentes historicamente na região Oeste de Santa Catarina. A região é fortemente marcada pela presença rural e construiu-se social, econômica e culturalmente a partir da vivência camponesa. As experiências comunitárias instituíram formalmente as primeiras ações educacionais num espaço onde o Estado permaneceu distante da população, mas perto dos empresários de terras. Com a modernização do campo, as escolas paroquiais e comunitárias foram lentamente substituídas por instituições oficiais que distanciaram a realidade rural das estratégias pedagógicas. Todavia, como resistência, surgiram modelos educacionais pautados na Pedagogia da Alternância e que apontam para um olhar mais perspicaz sobre uma ruralidade que muitos julgavam em franco processo de extinção. Essa ruralidade que resiste, também deseja ser incluída em relação à tecnologia digital. Esse processo está interligado com as experiências escolares e, portanto, convém compreender os meandros dessa conjuntura. Para tal intento, as discussões aqui apresentadas fazem referência à Escola de Educação Básica Catharina Seger, localizada no município de Palma Sola/SC. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Educação Rural pt_BR
dc.subject Tecnologias da Informação e Comunicação pt_BR
dc.subject Inclusão Digital pt_BR
dc.title Inclusão digital em escolas rurais: pt_BR
dc.title.alternative apontamentos da EEB Catharina Seger pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Curso de Especialização em Tecnologias para Educação Profissional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR
local.institution.department Cerfead pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta