Repositório Institucional

Analítica da aprendizagem como suporte à avaliação formativa

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Kraemer, Rodrigo
dc.contributor.author Simão, José Pedro Schardosim
dc.date.accessioned 2019-05-17T18:50:07Z
dc.date.available 2019-05-17T18:50:07Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/844
dc.description.abstract A Analítica da Aprendizagem compreende a medição, coleta, análise e relato de dados sobre os alunos e seus contextos, com o objetivo de compreender e otimizar o aprendizado e os ambientes em que ele ocorre. Seu uso permite a professores, alunos, gestores e pesquisadores compreenderem melhor o perfil dos estudantes, como se dá o processo de aprendizagem e seus resultados. A avaliação é um dos instrumentos utilizados neste contexto, e tem como funções centrais diagnosticar, controlar e classificar. Relacionadas a essas três funções, existem três modalidades de avaliação: diagnóstica, somativa e formativa. Esta última se preocupa em coletar dados para reorientação do processo de ensino e aprendizagem, apontando suas fragilidades, permitindo alterações necessárias durante o curso do período letivo. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo analisar os cenários de aplicação de técnicas de Analítica da Aprendizagem como insumo para avaliação formativa dos processos de ensino e aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura que levantou diferentes técnicas de Analítica da Aprendizagem e mineração de dados educacionais e técnicas e métricas utilizadas para auxiliar a avaliação formativa, além de cenários onde estas técnicas podem ser aplicadas. A partir do estudo realizado, foi possível constatar que por mais que hajam técnicas avançadas para analítica sendo aplicadas no contexto educacional, a área carece de pesquisas com foco em avaliação formativa. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Analítica da Aprendizagem pt_BR
dc.subject Avaliação Formativa pt_BR
dc.subject Revisão Sistemática da Literatura pt_BR
dc.title Analítica da aprendizagem como suporte à avaliação formativa pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Curso de Especialização em Tecnologias para Educação Profissional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR
local.institution.department Cerfead pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta