Resumo:
A Analítica da Aprendizagem compreende a medição, coleta, análise e relato de
dados sobre os alunos e seus contextos, com o objetivo de compreender e otimizar
o aprendizado e os ambientes em que ele ocorre. Seu uso permite a professores,
alunos, gestores e pesquisadores compreenderem melhor o perfil dos estudantes,
como se dá o processo de aprendizagem e seus resultados. A avaliação é um dos
instrumentos utilizados neste contexto, e tem como funções centrais diagnosticar,
controlar e classificar. Relacionadas a essas três funções, existem três modalidades
de avaliação: diagnóstica, somativa e formativa. Esta última se preocupa em coletar
dados para reorientação do processo de ensino e aprendizagem, apontando suas
fragilidades, permitindo alterações necessárias durante o curso do período letivo.
Neste contexto, este trabalho tem por objetivo analisar os cenários de aplicação de
técnicas de Analítica da Aprendizagem como insumo para avaliação formativa dos
processos de ensino e aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma revisão
sistemática da literatura que levantou diferentes técnicas de Analítica da
Aprendizagem e mineração de dados educacionais e técnicas e métricas utilizadas
para auxiliar a avaliação formativa, além de cenários onde estas técnicas podem ser
aplicadas. A partir do estudo realizado, foi possível constatar que por mais que
hajam técnicas avançadas para analítica sendo aplicadas no contexto educacional, a
área carece de pesquisas com foco em avaliação formativa.